sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sou surdo?...como posso saber?...

Cá estou eu de novo, a mamã a dormir ao meu lado e o pai de volta à residência...
Hoje foi apenas mais um dia... fartei-me de brincar, mas continuam a não me deixar ir para o chão!... ainda me aguentei sem arrancar o capacete, mas se amanhã continuam a não me deixar ir para o chão, e se voltam a acordar-me a meio da sesta, arranco-o de uma só vez!...
Tive de voltar a fazer um RX, e por causa disso interromperam-me a sesta, mas a grande notícia do dia é que acabei de levar a última pica!... a partir de amanhã tomo o antibiótico em xarope, o que por por pior que saiba, não pode ser tão mau quanto levar duas picas na perna ou no rabo por dia!...

Já vos tinha contado como foi detectada a minha surdez, mas ainda não vos contei como foi a minha vida até vir aqui ser operado a Coimbra... vou tentar...

Quando fizeram o rastreio, com um resultado negativo, os meus pais sairam a correr para tentar ir ao otorrinolaringologista que o Dr. Birne indicou. O Dr. E. recebeu-nos naquela mesma sexta-feira, fez-me alguns exames e disse aos meus pais uma coisa que os deixou imensamente felizes: - o Manuel tem um ouvido compatível com a audição! No entanto têm de ir fazer um exame chamado ERA, ou potenciais evocados, para confirmar que está tudo bem... (podem ver um site interessante sobre este exame em http://corticalera.com/index.htm).
Ora isto foi uma espécie de mentira piedosa, mas que aliviou as semanas seguintes dos meus pais... parecia que aquele elefante tinha ganho assas e saído de cima deles... ENGANAVAM-SE! Não sei se as palavras do Dr. E. foram propositadas, ou não, mas a verdade é que induziram um alívio falso, e que me parece perigoso, pois poderia ter levado os meus pais a descurarem o exame seguinte... de acordo com tudo o que depois disso os meus pais vieram a ouvir e a ler, apenas os exames de potenciais evocados podem determinar numa criança, que ainda não comunica com os outros, se existe audição....

Para percebermos isto é necessário saber um pouco como é o desenvolvimento da audição no ser humano. Nos primeiros meses, praticamente não ouvimos nada... na realidade, o único teste que pode indicar se ouvimos qualquer coisa é verificar se nos assustamos com barulhos muito fortes... no entanto, este exame é muito, muito difícil!... várias vezes os meus pais pensaram que eu me tinha assustado com barulhos, e ficaram contentes, mas entre coincidências, transmissão das vibrações através do soalho e outras causa, estavam enganados. Andavam sempre a tentar assustar-me, ansiosos, e sem ter quaisquer certezas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa história esta um lixo.

No primeiro paragrafo não se entende nada e nem no segundo.

E qual é a moral dessa porcaria toda, que fez eu perder alguns minutos da minha vida????????????????