quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Já está!...

Já está!... e na realidade, não custou nada!... ou quase nada...



Como podem ver, o meu capacete fica-me muito bem! Ontem e hoje decidi que ia dar um presente aos meus pais: ainda não o arranquei da cabeça, nem uma vez!
Amanhã logo se verá...

Quando as Sras. de azul me levaram a passear, comecei a perceber que havia ali gato... no entanto, não me chateei muito. Havia por ali muitas luzes, e coisas novas que me interessavam... mas quando de repente olhei para trás e não estavam lá nem o papá nem a mamã, não gostei muito da brincadeira... resmunguei um bocadinho mas meteream-me uma daquelas coisas para respirar na boca e no nariz, tipo piloto top gun, e eu adormeci...

Durante quase 3 horas, o Dr. Quadros, a Dra. Margarida, a enfermeira Branca e toda uma equipa com muita experiência trataram de mim e colocaram e testaram com sucesso o implante coclear que me há de acompanhar ao longo da vida (se eu não der nenhuma cabeçada com demasiada força em algum lado...).

Aproveito para vos dizer que a National Geographic nº 107, de Fevereiro de 2010 - edição portuguesa - tem um artigo sobre os implantes cocleares nos Covões... nada de profundo, mas ainda assim interessante pela sua capacidade de divulgação.

Quando acordei, estava tudo um pouco confuso, mas estava ali a mamã, o que me acalmou um bocadinho... mas não gostei muito desse momento... estava zonzo, com fome e sono, e com umas coisas nas mãos, na cabeça... arggghhh!... a vida não me parecia estar a correr muito bem!... mas na realidade até estava... comecei a descontrair e às cinco da tarde já estava com os meus pais no quarto... e nem estava especialmente mal disposto... claro que pelo caminho houve umas peripécias, como por exemplo ter arrancado o cateter por onde supostamente me iriam dar os antibióticos e ter espirrado sangue por todo o lado... o meu pai parecia, como acontece quando não me apetece comer mais e faço brrrr e cuspo a sopa, um pintor de carros todos salpicado... agora tenho o castigo respectivo... de 12 em 12 horas levo uma pica!... bom, dói um bocado, mas por outro lado tenho as duas mãos completamente livres para brincar com o quadro magnético do Ruca que os meus pais me deram.

O Hospital dos Covões não é um Hospital pediátrico. E o que quer dizer isto? Quer dizer que não há camas de grades para os bébés, nem camas para os acompanhantes... com isto, na primeira noite, porque a enfermaria estava cheia, a minha mamã teve de dormir agarrada a mim, numa cama individual pequenina... eu até gostei, mas parece que isso, mais o facto de terem entrado pelo quarto não sei quantas vezes durante a noite e terem acendido as luzes, não deixou a minha mãe dormir muito bem. Felizmente ontem e hoje ficou uma cama livre e ela pôde dormir numa cama encostada à minha. Mas aquilo que é mesmo mau é não haver nenhum sítio onde eu possa gatinhar à vontade... que seca!...

A única vantagem deste Hospital não ser de crianças é que isso faz de mim uma espécie de vedeta, e toda a gente me mima!... gosto especialmente da Dona Alice, que é uma pessoa muito importante neste Hospital!... é ela quem traz a comida!... e tem o cuidado de me servir em primeiro lugar, está sempre a oferecer-me sobremesas extra e faz-me umas caras muito giras que me fazem rir.

No dia da operação passei muito tempo a dormir, mas por volta das sete horas da tarde estava acordado e cheio de fome... comi duas doses de papa Cerelac, e se me tivessem dado mais!... depois fui dormir outra vez. Dormi a noite toda, mas de vez em quando sentia um certo incómodo e resmungava... mas quando acordava, lá estava a mamã a agarrar-me a mão, e eu adormecia de novo...

O dia a seguir à cirurgia já foi muito melhor... fiz as minhas refeições todas como de costume, tive apetite (embora não goste muito da comida que aqui me dão) e muita vontade de brincar!... o meu capacete tinha algum sangue, que disseram aos meus pais ser normal, e a Dra. Margarida quando me veio ver disse para mudarem... fiquei com aquele capacete novo que viram na fotografia, e aproveitei para mostrar a minha cicatriz aos meus pais... eles portaram-se bem, não desmaiaram, nem fizeram outro tipo de dramas, o que me deixou aliviado... é uma cicatriz jeitosa! Não os contei, mas são mais de vinte pontos, muito certinhos, que vão desde a parte da frente da orelha, até meio da minha cabeça, que agora está rapada desse lado... até nem me fica mal!
O meu pai decidiu que me vai tirar uma foto, e depois vai fazer um quadro junto com uma fotografia dele também com a cabeça nesse estado, depois de a ter partido com uma joelhada na sua própria cabeça!... ai, ai, que pai desajeitado que eu tenho!...

Entretanto este dia já foi divertido. Além do brinquedo do Ruca passei o tempo a fazer desenhos, a passear de um lado para o outro (eu ainda não ando sozinho, mas os meus pais e a madrinha ajudaram-me), fiz algum montanhismo (a subir pelas costas das cadeiras, os colos de quem podia e da cama para cima da mesa de jantar móvel...) e deram-me muito colinho, que eu gosto muito! Acho que a mamã ficou cmo uma vértebra deslocada de passar tanto tempo comigo ao colo. DESCULPA MAMÃ!... quando fores velhinha ando eu contigo ao colo! Também veio cá a madrinha, que ficou a brincar comigo enquanto os pais foram à procura de uma casa para ficar o período da recuperação em Coimbra.

Agora vou voltar ao meus sonhos. A mamã está aqui a dormir ao meu lado e o pai voltou para a residência da Obra de Sta. Zita em que tem ficado.
Quando puder conto-vos mais. Boa noite!

1 comentário:

euzinha disse...

Olá, Bininhas!!!
Fiquei muito contente por saber que está tudo a correr bem e que estás bem-disposto!
Tens um capacete muito giro, mas a tua carinha laroca e esses olhos vivos e lindos são muuuuiiiito mais giros!!
E quem sou eu?? A Inês, uma grande, do Fórum dos Implantados. Não sou implantada (ainda??), mas tenho 2 aparelhos atrás das orelhas que me ajudam a ouvir melhor e estou ansiosa por te conhecer e aos teus pais. Não lhes diga isto para eles não ficarem demasiado vaidosos, mas tens uns pais muito especiais!! Continua assim feliz e daqui a pouco tempo sais do hospital e voltas para a tua casinha. depois é só mais algum tempo até começarem as surpresas boas!!
Beijinhos para ti e para os papás!
Inês /Misal