segunda-feira, 7 de março de 2011

Um ano de sons!...

Dia 10 de Março é um aniversário importante para mim. Há um ano atrás, tinha passado um mês desde que fui operado, fui de armas e bagagens para Coimbra para que o meu IC fosse activado e eu fosse iniciado no mundo dos sons. Contei-vos como foi toda a terapia, a longa e lenta evolução, as primeiras palavras, mas depois nunca mais dei notícias!... mas não foi por ter emudecido, antes pelo contrário!...
Voltei em Julho para Lisboa, e até ao Verão fui à escola no Instituto Jacob Rodrigues Pereira... aí tinha terapia da fala 2 ou 3 vezes por semana e até ao Verão continuei a aprender os sons e também a língua gestual portuguesa... mas depois vieram as férias e os meus pais decidiram que em Setembro eu iria para uma escola nova, só com meninos sem IC... a minha amiga Pipa, continua a ser a minha terapeuta de fala, e brincamos todas as semanas 2 ou 3 vezes... normalmente ela vai visitar-me à escola e tenho-me fartado de aprender sons, palavras, frases... a verdade é que ainda hoje a minha mãe me chamou tagarela!... não sei bem o que isso é, mas acho que tem a ver com eu agora gostar muito de contar histórias que, segundo me parece, os meus pais nem sempre compreendem!...
Em Outubro voltei a Coimbra e a Marisa passou comigo a manhã, a fazer-me muitas perguntas e a querer que eu falasse muito com ela... e pelos vistos falei, porque quando os meus pais voltaram à sala ela disse que eu estava a evoluir muito bem! Eles ficaram contentes, muito contentes...
Agora, dentro de umas semanas, vou voltar a Coimbra para uma nova avaliação... mas os meus pais estão muito confiantes, acham que eu estou muito bem e que está tudo a correr melhor do que podiam alguma vez ter esperado!...
Acho que às vezes até se esquecem que eu uso o aparelho... é que agora eu já os chamo, Pai, Mãe, até sei dizer o nome deles, e sei tantas outras coisas!... por exemplo, sempre gostei da palavra "bola", mas agora, percebi que há muitas bolas, e digo ao Pai: "dá, bola grande", "onde tá bola pequenina?", ... é verdade que os meus pais me compreendem melhor do que as outras pessoas, mas eu já sei dizer muitas coisas!... ah, e há outra coisa de que eu gosto muito: "pa'abéns a bocê, esta data qu'ida"... pois é, eu adoro cantar, e sei muitas músicas... bom, só sei algumas partes, e também invento um bocado as letras, mas gosto muito de cantar... por exemplo aquela da "lua nasceu e cresceu no além"... canto à noite, e a Mamã também, depois bebo o leitinho e vou fazer ó-ó...
E gosto de dizer o nome de todos os meus tios, primos, avós, amigos, conhecidos e bonecos... principalmente do Pateta, que dormia comigo quando eu era muito pequenino...
E o nome dos animais, dos meios de transporte, das frutas, das coisas de vestir, de comer e da casa...
E as cores, "boxo", para o que o meu pai chama "roxo", "bemelho" para vocês imaginam o quê, "assul"
E já sei contar até 10!... há uns números difíceis, principalmente o "cuaco"
E gosto de contar histórias... nestes últimos dois meses tenho contado principalmente a história do anjinho... é que eu estava lá em casa a brincar com o primo Henrique, a jogar à bola e o "pimo" mandou a bola "pa cima" e o "jinho taiu" e "patiu", "ahhh"... ou seja, o primo estava a tomar conta de mim, mas entusiasmou-se com a bola e partiu o anjinho que a mamã tinha no parapeito... desde então fico um bocado assustado sempre que alguma coisa cai...
E o Natal?!... não vos disse já que é a altura do ano que eu mais gosto?... ainda hoje não falo de outra coisa...
E falo, mesmo quando não tenho o aparelho ligado, e repito as palavras que os meus pais me ensinam, e outras que não são para aprender, e eles às vezes até se esquecem de que  há um ano estavam aflitos e ansiosos para saber o que se ia passar comigo...
Agora estão tão confiantes, que eu vejo logo na cara deles que vai correr tudo bem... e eu também estou muito confiante, às vezes um bocadinho de mais, e distraio-me e porto-me mal, mas depois peço desculpa e tento portar-me melhor... até já sei as palavras mágicas: "fa favôr"...
Ontem, por exemplo, fui levar uma vacina, "pica", mas portei-me bem... depois entrámos numa loja de uma senhora indiana, que quando estávamos a vir em bora me ofereceu um "ca'o da po'ícia" e eu disse a outra palavra mágica: "bi'gado"...
Bi'gado também a todos os que me ajudaram durante este ano tão cheio de coisas boas, de muitos amigos e, embora agora até já nem pareça tão importante, cheio de sons!...

1 comentário:

Graciela disse...

Oh Bininhas, é o Lucas.

Fico tão contente por "tudo" te estar a correr bem! Que bom que os sons já fazem parte da tua vida!
Já fui operado e daqui a um mês começarei mais uma nova aventura, aquela que tu agora contas...

Dá uma olhada no meu blogue:
surdeznainfancia.weebly.com ;)

Fica bem, fica com a tua música!