terça-feira, 1 de junho de 2010

Cocleantes

{ Mensagem atrasda de 15 de Março de 2010 }

Deixaram numa das mensagens deste blogue um comentário em que utilizavam o termo cocleantes, para aqueles que, como eu, usam um Implante Coclear... acho que o vou passar a utilizar.

Agora já conheço um bocadinho melhor as meninas que estão na minha sala. Uma é a Matilde. A Matilde tem um irmão mais velho que também é implantado, e tem agora 6 anos. O Gabriel passa os dias com a mãe enquanto esperam o fim da nossa aula. O meu pai esteve hoje a brincar com ele. O Gabriel gosta especialmente de carrinhos. Tem um saco cheio deles, e são todos espectaculares! Até tem um carrinho do Batman!!!
O Gabriel e a Matilde têm o síndrome de Waardenburg, que se pode facilmente reconhecer pelas manchas brancas de cabelo, e pelos olhos muito claros, ou de cores diferentes. Em alguns casos este síndrome causa surdez, que é o caso destes meus amigos cocleantes. O Gabriel já sabe falar, embora com dificuldade, mas pareceu-me que entende bem as coisas que lhe dizem. O meu pai pensa que ele não tem resultados melhores porque já foi implantado com três anos... será assim?
Uma das coisas que se diz em muitos sítios é que os implantes devem ser feitos o mais cedo possível, numa fase pré-lingual, ou seja, antes da fase em que os bébés aprendem normalmente a falar, e que é cerca dos 2 anos. Isto não é tão importante se com as próteses auditivas um bébé conseguir ouvir bem. No meu caso usei as próteses desde os cinco meses, mas não tive ganhos nenhuns.

Sem comentários: